Tudo deve ser com suavidade e controle. Segure com uma mão os tornozelos do seu bebê e levante só suas pernas para cima. Procure sempre higienizar da frente para trás, tomando cuidado para que não fique nada sujo, inclusive entre as dobrinhas da pele. Desta forma, evitará a entrada de bactérias e infecções. Nos bebês do sexo feminino, a higiene deve ser cuidadosa, procurando retirar qualquer possível secreção que possa estar acumulada na região. No caso de bebês do sexo masculino, devem sem evitadas manobras que possam forçar a pele que cobre o pênis, para não provocar feridas. Lembre-se que a higiene inadequada torna a pele vulnerável a agentes irritantes.
Depois de fechar a fralda suja e higienizar a pele, pegue a fralda limpa, abra-a e, para melhor resultado, antes de colocá-la, levante as abas laterais com os dedos. Em seguida, coloque a parte maior apoiada para trás, embaixo do bumbum do bebê, com os adesivos abertos para ambos os lados. Agora, dobre para cima a parte que sobra da fralda, cobrindo sua genitália e colocando-a sobre a barriguinha do seu bebê. Tanto a parte das costas quanto a parte da barriguinha do seu bebê devem estar na mesma altura, e não mais acima do umbigo, o que provavelmente ocasionará vazamentos. Observe que a parte mais estreita da fralda deve ficar entre suas pernas, para oferecer maior conforto.
Também tome cuidado para que seu bumbum fique bem coberto. Para fechar, estique com uma mão a parte que cobre a barriguinha do seu bebê, para a lateral, enquanto com a outra mão, pegue a fita adesiva e cole de forma a "envolver" seu bebê, assegurando-se de que a fralda não fique solta. Repita o procedimento com o outro lado. As fitas devem ficar juntas ou separadas, mas mantendo a mesma distância do centro da fralda ou do umbigo do bebê, para evitar que a fralda fique torta. Uma dica para finalizar: não tente "arrumar" com os dedos os elásticos das pernas para dentro, pois pode esmagar as faixas elásticas, que ajudam a prevenir vazamentos.
O tamanho da fralda que o seu bebê deve usar depende do seu peso, e você pode, normalmente, seguir as orientações da embalagem. É fundamental usar o tamanho apropriado para cada fase, pois uma fralda muito pequena pode deixar marcas nas pernas do bebê ou vazar, por não cobri-lo totalmente; uma fralda grande, provavelmente permitirá vazamentos, já que as faixas não ficam bem coladas ao corpo. Quando o peso do seu bebê estiver perto do limite recomendado para esse tamanho, é melhor comprar um tamanho maior, já que isso assegura um melhor aproveitamento da fralda e uma melhor absorção.
Alguns sinais de uma fralda muito pequena:
Alguns sinais de uma fralda muito grande: