1. Como é que você enfrenta o problema de incontinência do seu familiar idoso?
A - Deixo-o ficar de dia e de noite com fraldas de forma a evitar estar sempre a lavar roupa.
B - Dou ao meu familiar idoso, roupas que sejam simples de despir quando vai ao banheiro.
C - Supervisiono-o enquanto ele se higieniza depois de utilizar o banheiro.
2. O que fez ao ambiente de casa para que o acesso ao banheiro fosse mais fácil?
A - É difícil fazer modificações em casa.
B - Marquei o acesso e a porta do banheiro para esta poder ser reconhecida pelo meu familiar.
C - Assegurei-me de que existia suficiente iluminação e corrimãos no caminho para o banheiro.
3. Como você faz para que as roupas do seu familiar idoso promovam a continência?
A - Não fiz nada – deixo-o apenas com as suas roupas normais.
B - Dei-lhe roupas que são fáceis de vestir quando vai ao banheiro.
C - De acordo com as suas necessidades, adaptei-lhe as calças com um fecho de velcro e providenciei roupa alternativa que é mais fácil de vestir.
4. Alterou/adaptou de alguma forma a dieta do seu familiar idoso com o intuito de promover a continência?
A - Não o deixo beber nada depois das 17 horas de forma a reduzir a probabilidade de ele se molhar à noite.
B - Cortei com as bebidas com gás e com o café.
C - Cortei com bebidas com cafeína uma vez que são diuréticas, mas não na quantidade do líquido ingerido. Aumentei a quantidade de fibras ingeridas de forma a minimizar o risco de ter prisão de ventre.
5. Como você lida com as reações emocionais do seu familiar idoso face à sua incontinência?
A - Ele não mostra reação, como tal, não tenho que lidar com nada.
B - Apoio e o consolo, quando ele se aborrece.
C - Garanto-lhe que aquele fato é algo que juntos iremos enfrentar, que não é nada que me deixe embaraçado ou que me faça gostar menos dele.
A incontinência urinária tem efeito devastador sobre a qualidade de vida da pessoa idosa, sendo sinal claro e importante de que a saúde não vai nada bem! Também traz consequências muito sérias para quem cuida, pois aumenta demais o trabalho de cuidar e é fonte de muito estresse. Como sempre orientamos, antes de achar ruim com a pessoa idosa, reclamar algo com ela, procure entender e tentar resolver a causa da incontinência com seu médico. Ou pelo menos minimizar seus efeitos. De uma coisa temos certeza: chamar atenção ou punir o idoso só piora tudo, vai deixar o(a) Cuidador(a) mais estressado e a pessoa idosa mais triste (não é culpa dela!)
Abaixo, daremos alguns exemplos de situações e comportamentos de Cuidadores(as) que só PIORAM esta situação: 1. “Eu estou ficando doente e cansada de tanto limpar você. Daqui pra frente, vai usar só fraldas.” (Você só vai fazer a pessoa idosa ficar constrangida e na defensiva) Dica de como se comunicar: Estou vendo que você teve outra vez problema com a urina, nesta noite. Acho que é hora de consultar nosso médico e ver o que está acontecendo.” (Reconheça que é um problema médico geriátrico)
2. “Porque você não pode controlar a sua urina?” (Eles não podem. Se pudessem, eles não teriam incontinência!) Dica de como se comunicar: Eu sei que isso incomoda. Mas não se preocupe, nós vamos descobrir o que há de errado e como melhorar. (Procure mostrar que compreende e que quer ajudar.)
3. “Você está fazendo isso para me irritar?” (Não. Não é proposital) Dica de como se comunicar: Você tem vergonha de ter incontinência? Não fique assim, eu ouvi dizer que há muitos tipos de incontinência e, para muitos casos, podem ter tratamento e melhora. (Não deixe um problema de saúde se tornar um problema emocional)
4. “Chega! Líquidos a partir de agora é só na parte da manhã. Não quero ter trabalho no final da tarde e de noite!” (As pessoas idosas precisam de uma hidratação adequada. Restringir líquidos só vai piorar o estado geral da pessoa idosa) Dica de como se comunicar: Claro, pode tomar sua água à vontade! Não é isso que esta fazendo você perder urina. Vamos ver o que o médico pensa. (Ser solidário, em vez de controlar)
5. “Eu não posso levar você a lugar nenhum. Eu não vou aproveitar nada e você vai urinar na roupa!” (Você pode sair com o idoso, sim. Com a preparação adequada, por exemplo, colocação de fraldas (fraldas podem ter muitos outros nomes, tais como calcinha higiênica ou cueca para incontinência), usar o banheiro logo antes de sair e evitar, nessa ocasião, a ingestão de muito líquido antes de sair.) Dica de como se comunicar: Eu sei que é difícil a gente sair e não ficar preocupado com sua urina. Por isso, comprei esta calcinha mais forrada, que vai evitar que sua urina vaze. Você não quer parar de viver só por causa disso, né?! (Mostre que existem soluções)
6. “Não tem mais jeito. Terá de usar fraldas pro resto da vida!” (Muitos problemas com incontinência são reversíveis e tem tratamento. Mas se não tiver, porque ficar mostrando só o lado negativo e colocando a pessoa idosa mais pra baixo ainda) Dica de como se comunicar: Por enquanto, a gente vai te proteger desta perda de urina com as fraldas, até ter uma solução melhor. (Não minta, seja realista, mas com postura positiva e sempre buscando melhores soluções. A pessoa idosa irá ficar mais calma e segura de que sua incontinência não é o fim do mundo)
.Às vezes, a casa onde o idoso mora, pode ficar com um pouco de mau cheiro. Problemas de incontinência, além de efeitos colaterais dos medicamentos, janelas fechadas ou falta de higiene adequada, podem conspirar para esse fato.
Algumas dicas para refrescar o ambiente, trazendo novos e agradáveis ares:
1. Comece o dia com rotinas limpas:
Alguns Cuidadores(as)/familiares percebem claramente que uma boa limpeza logo pela manhã, ajuda a não deixar o quarto do idoso com cheiro ruim. Por exemplo, desfazer a cama logo após o idoso acordar, levando-o para tomar seu café da manhã e seus medicamentos. Enquanto isso, já temos alguém limpando seu quarto e sua cama. Além disso, evita que o idoso fique mais tempo na cama do que o necessário, prevenindo a imobilidade e o problema com escaras de decúbito.
2. Abra as janelas:
Grande parte do mau cheiro que pode permear uma casa vem do hábito de manter as janelas e portas fechadas. É comum sentir-se relutante em abrir janelas no calor ou no frio, com uma pessoa idosa e frágil no ambiente, mas o ar fresco é bom para todos. Mesmo no inverno, alguns minutos de janelas e portas mais abertas, deixam o ambiente mais fresco e pode ajudar a dissipar odores. Outra dica, no frio, é abrir as janelas dos quartos, onde o idoso não fica normalmente.
3. Encha a casa com cheiros naturais e doces:
Combata o mau cheiro com flores que desprendam um aroma mais forte. Deixe pela casa pequenas trouxinhas de aromas e perfumes de ambientes, que você pode mudar regularmente (tendo o cuidado para que o idoso com Alzheimer não vá ingerir ou comer). Corte limões e deixe-os abertos, esprema-os para liberar um pouco de suco e espalhe-os pela casa.
4. Evite expor roupas com urina no ambiente da casa:
Até mesmo pequenas manchas de urina podem causar cheiros desagradáveis na casa. Use um cesto de roupa coberto para guardar roupas sujas, com urinas e fezes e esvazie-o regularmente, lavando-as sempre que possível. Outra dica é guardar roupas sujas com urina em sacos plásticos, até poder lavá-las. Isso evita que o cheiro se espalhe.
5. Casa de idoso com incontinência é casa com faxinas frequentes: Todos(as) os(as) Cuidadores(as)/ familiares sabem como é isso.
6. Evite deixar o idoso com fraldas e roupas urinadas por muito tempo:
Sabemos do cansaço e da pouca ajuda que os(as) Cuidadores(as), familiares ou não, recebem. Porém, uma das melhores maneiras de deixar a casa com cheiro agradável e sempre limpa é justamente incrementar a higiene do idoso com incontinência. Urinou na roupa ou na fralda geriátrica? Não só trocar a roupa e a fralda, mas também fazer uma boa higiene no idoso – muitas vezes, dando mais banhos. E nunca se esquecer de manter a pele do idoso sempre hidratada e cheirosa.